Depressão ou Apenas tristeza?

            Depressão como vocês bem sabem, é uma doença, doença da alma, do psicológico.
Mas como diferenciar uma 'tristeza' ocasional de uma doença como a Depressão?
Aqui está um texto da internet, do site : 
http://www.guiagratisbrasil.com/como-diferenciar-a-tristeza-da-depressao/ E logo após o texto, farei considerações, a falarei sobre experiências próprias: 



Ficar triste é normal na vida de qualquer ser humano. Quando se perde uma pessoa amada, quando se tira uma nota baixa ou até mesmo nas frustrações do dia a dia que bate aquele baixo astral e aí a vontade de fazer coisas que a gente gosta simplesmente desaparece. Essa melancolia as vezes dura dias, semanas ou até meses. Mas o mais importante, se percebemos que essa tristeza não vai embora e estamos ficando isolados de tudo, temos que ficar atento para a depressão.
A depressão é como uma doença que envolve o corpo, o humor e os pensamentos. Ela afeta a maneira de a pessoa se alimentar e dormir, como ela se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas. Uma estimativa da Organização Mundial da Saúde, aponta que 15 milhões de brasileiros sofrem com a depressão. Na adolescência é ainda mais difícil de diagnosticar a doença. Os distúrbios depressivos quase sempre são confundidos com a rebeldia e as alterações de humor comuns dessa faixa etária. E quando diagnosticada em um adolescente é preciso a junção de vários sintomas como apatia, hiperatividade, insônia ou sono muito longo, alteração de apetite, diminuição do rendimento escolar. Ela também traça a diferença entre o distúrbio depressivo e a tristeza passageira.
A tristeza tem um motivo real e a depressão não. A depressão geralmente é detonada por uma crise, como a perda de um ente querido. Mas a duração dessa tristeza é que vai definir se existe um quadro depressivo. O sintoma da depressão mais forte nos adolescentes é a incapacidade de sentir prazer. O filme não está bom, a festa não está boa, não está bom com a namorada nem com os amigos. Por isso muitas vezes os jovens vão em busca de drogas. O tratamento da depressão é feito com medicamentos e acompanhamento psiquiátrico. Agora você sabe que a depressão não atinge só os adultos como também as crianças e adolescentes.


Considerações: Lendo o texto podemos perceber que a depressão surge quando perdemos uma pessoa especial, ou até mesmo sem causas aparentes, apenas surge do nada!Na minha família há uma grande extensão de pessoas depressivas (curadas graças a DEUS) e acredito eu que herdei essa doença. Porém em um estágio muito primário e acredito eu que não evoluirá. Vou lhes citar uns 'sintomas' e se você sentir que possui umas das características, procure um psiquiatra/psicólogo:

* Ansiedade: Não ter controle próprio sobre a 'gula'. 
*Insônia/Sono profundo: Nem sempre isso é um determinante para uma pessoa depressiva, porém está a ligado a doença
*Auto-mutilação: Isso é mais comum em adolescentes depressivos. O chamado ''cutting'' se dá quando a pessoa se ''corta'' e se auto mutila, por exemplo: Rasga o pulso com a Gillete, coisas do tipo.
*Falta de apetite: Assim como algumas pessoas possuem a ansiedade, outras possuem a Falta de apetite, isso pode ocasionar outra doença, como a anorexia, por exemplo.
*Vontade de nada: Faz com que a pessoa se isole, e queira ficar só, muitas vezes em um quarto escuro, debaixo dos lençóis.
*Desejo de morrer: Esse é com certeza o mais grave de todos e é a principal causa de suicídio em todo o mundo!
____________________________________________________________________

O mais importante é se lembrar que primeiramente somos filhos do rei Jesus e que só ele pode nos tirar a vida. E se dar conta que somos mais que vencedores quando estamos com Cristo. Portanto, o melhor a fazer é estar com ele, e pedir misericórdia desses males.


Nenhum comentário:

Postar um comentário